27.3.11

Clarissa

Existe uma história de que aos 27 anos de idade passamos por uma crise existencial.


Numa pesquisa feita na internet muitos artistas e famosos morreram aos 27. As causas são variáveis, mas a mais comum é a overdose. Talvez fazendo uma pesquisa para a idade 50 também ache múltiplas mortes de causas variáveis. Mas, a minha crise é dos 27 e é dela que vim falar.


É na crise dos vinte e sete que a gente para pra pensar em aspectos mais sórdidos e desagradáveis: "que diferença eu faço pro mundo? É na hora de mudar de emprego?"


Eu tenho tentado me impor como uma pessoa viva, que se movimenta com ritmo e luminosidade, assim como Clarissa, de Veríssimo - que escreveu o romance com 27 anos-.


A minha vida não é uma grande descoberta, não tenho 14 anos como Clarissa. Sou adulta, séria, exigente. Clarissa representa aquele mundo que já foi meu, ao qual desejo voltar, repetindo-o mais uma vez.


"Clarissa vai andando aérea, sem esforço, leve, como se tivesse asas. As abas do chapéu bamboleiam, moles, põem-lhe no rosto iluminado uma sombra mansa que lhe vai até o meio do nariz, dividindo-lhe o rosto em duas zonas distintas. Dentro da zona sombria os olhos fulgem. Dentro da zona luminosa os lábios ainda ficam mais encarnados. Clarissa não responde, não ouve, não atende. Anda longe, numa viagem maravilhosa.


Não adianta eu querer me impor à personagem, sou gente, de carne e osso.

Misha

2 comentários:

Anônimo disse...

Só sei que Jim morreu com 27...

e eu quero muita vida pela frente rsrs

a vida segue o curso natura dela, misha. a gente nem percebe que no cotidiano, grandes coisas estão acontecendo- estamos vivos e sendo preparados para encarar outras situações que virão. estamos sendo moldados e nem percebemos.

bjs e saudades

(nica)

Anônimo disse...

Eu sou cheia de crises, todo ano!
Não quero nem ver aos 27...

=*