21.1.09

Conselhos do demo 478

Para Nicérgica


Boa noite, mocinha triste, posso ajudar?

Algo me diz que você precisa urgentemente, desesperadamente mudar.
Não, você não é uma lagarta num casulo cheio de baba, nem uma metamorfose ambulante personificada, tipo bicho grilo dando paz e amor. é pior, bem pior! você é a dor de ser isso que é, sem início e sem fim, sem filhos, sem religião, sem planos.

Todo mundo nessa vida tem um plano, e você não é mais uma adolescente que um dia vai se acomodar como uma placa tectônica exausta. Você é um vulcão de idéias erradas. Quais os seus planos, pensa querida, quais os seus planos? Você não sabe responder porque acha que tudo vai acabar em lodo e merda. Você já sente o cheiro não é mesmo? Você não sabe responder porque conhece a linha da dor riscada na palma da tua mão. Um dia quando você era criança você ouviu bem alto a voz do destino, e ele falava a mesma língua que a tua. O nome dele era como ir num supermercado, se chamava "escolhas". você pôde compreender mas não deu bola, continuou comprando as coisas azuis, brilhantes, caras e inúteis. Quando você era criança você já era velha e tinha vivido tanto que já tinha se esquecido qual era a cor da face de deus. Consegue se lembrar?

E não é só o seu cabelo da década passada, nem esse seu jeito estúpido de sorrir. Não é só o seu jeito tímido e desengonçado de conversar besteiras com os rapazes, e sentir o coração queimando de vontade de dizer milhares de outras coisas, de dizer que tava apaixonada por cada um deles agora a pouco e vai passar, e que na verdade não estava tentando ser gente boa com ninguém. mas o que você queria era dormir de pernas entrelaçadas com todos eles. um de cada vez? Não! todos ao mesmo tempo. Que se foda a moral. é isso que você aprendeu nos livros de filosofia, não é mesmo?

Acorda mocinha do allstar vermelho! Você precisa mudar o seu estilo de respirar, mudar esse seu jeito nonsense de falar, precisa organizar idéias, elaborar propostas, dar sequência aos postulados. É preciso que você entenda os mecanismos da fala e consiga tocar a matéria de que são feitos os pensamentos. é preciso urgentemente que você entenda os elétrons de uma forma que não tenha visto num livro de desenhos, é preciso que você compreenda que nem tudo que te contaram sobre as coisas da vida era verdade. é preciso que entenda isso e mesmo assim continue a caminhar longas distâncias, contar outras grandes mentiras. Ouvir múicas que tocam só na tua mente dentro do metrô, e ver as pessoas se movendo estranhamente, como se elas fossem outros planetas girando perfeitamente diante de ti. Engana-te se pensas que a a vida é um filme do woody allen, visto em câmera lenta. Engana-te de novo se pensas que és tu a dona do papel pricipal.
Precisa se esforçar muito, criança, ler mais, falar mais a verdade, precisa aprender música, física quântica, físico-química,citologia básica, entender o inconsciente e o humor inteligente. é preciso que você trate os cadáveres como seres de borracha, você precisa ficar sentada olhando pro céu até que aprenda a transcrever sem erros a linguagem das estrelas. Oh menininha, olha pra você, você parece um objeto artesanal da década passada sem valor, o que você precisa é beber um líquido fós-forescente que vai te fazer sentir a sua boca derretendo, o liquido é facil e se chama mudança.

Não é só a cor dessa tua blusa cinza e desbotada que te torna medíocre, nem as olheiras que acabaram de nascer nos seus olhos, nem as marcas de todas as lágrimas que chorou, nem os muitos sulcos das tuas mãos tristes. Não é só esse azar pairando sobre você que me parece uma nuvem cheia de poros, viva, maligna e que nunca chove. É uma questão de brotar novamente, de algum plâncton em algum outro planeta. é uma questão de não mais querer enxergar as coisas que existiam no útero, quando você era um feto de olhos abertos, chupando picolé de líquido amniótico. Repito: a culpa não é da sua infância que te tomava o tempo inteiro o teu mais precioso tesouro e te devolvia de volta, nem daquele vulto escroto, sentado numa cama redonda que só você viu. é preciso que se esqueça de todas essas histórias e nasça em algum outro lugar, é preciso que saia de dentro de um ovo silencioso e nunca mais ouça os mil barulhos de todas as coisas que se movem, de todos os insetos que choram e de todos as pedras que esperam.

É preciso que mude, e que durma agora. é preciso que sonhe enquanto dorme e depois acorde para um lago plácido, cercado de aromas de matas verdes. É preciso que enxugue o sangue do teu quarto, que costure a alça do teu vestido e maqueie diante do espelho as cicatrizes. Isso mocinha, mais pó em cima do seu passado, mais batom na sua boca suja, sua mãe está certa, você é muito boca suja, é preciso mais verdade no seu sorriso é e mais vida nesses olhos puxados e cansados.

Oh não chora, meu bem. Moça feia não chora! Para com isso! enxuga essas lágrimas , não venha me bancar a vítima esquecida. Você sabe bem do que precisa. Abra uma caixa, na última gaveta dos teus sonhos e pegue um frasco pequeno, escrito "amor" em vermelho e em negrito, pegue com cuidado. Está certa de que é disso que precisa?. Não diga essas coisas meu bem, não me diga que não é digna ou que não acredita nos efeitos do amor.

Tome duas gotas hoje, e quatro amanhã. Tome aos poucos mas não se esqueça de tomar até o sempre. Isso evita que te esqueças de ti mesma como tens feito, isso evita que a vida lhe pareça um barco onde tu remas sozinha e perdida. Oh por favor, não se esqueça, querida, não se esqueça de dormir primeiro para aprender de uma vez por todas a sonhar com os olhos bem fechados. Não se esqueça de se esquecer rápido de tudo, seus velhos amores, suas velhas derrotas, seus velhos compromissos, suas velhas conquistas. Não se esqueça de esquecer o tempo. Não se esqueça de mudar tudo, até um dia acordar bege, suando assustada de baixo de um edredon numa nova dimensão e lembrar o que nunca esqueceu:

ainda era você...


(nika)

8 comentários:

Jay disse...

levei um soco no estômago agora.

Michelle disse...

Eu ia escrever exatamente isso que a Jana escreveu.

Soco no estômago.

Fripe disse...

Eu pensei em facada no peito, mas "soco no estômago" define bem também...

Pedro disse...

Porraaaa!!! Tem a manha de escrever viu!!!

Anônimo disse...

leia na minha camisa.. baby baby I love you

Anônimo disse...

certamente foi um soco no estômago.

Anônimo disse...

pra mim foi um chupão na medula,atorón seu perigón1
saudade!

Anônimo disse...

hauahua atoron calderon!